internet via Rádio vs internet 4G

6
3776

Olá pessoal,

Esta semana vou falar sobre a “concorrência” entre a internet 4G e a internet via rádio, vamos lá…

Ah alguns anos atrás quando o 3G começou se expandir (principalmente pela operadora Vivo) achei que a internet via rádio estava fadada à falência, mas não foi o que aconteceu, e o principal motivo foi que o 3G possuía uma  franquia de consumo muito baixa com redução drástica na velocidade, enquanto à internet via rádio começou a aumentar as velocidades disponíveis sem franquia de consumo.

Com a entrada do 4G no mercado com grandes velocidades e possibilidade de oferecer franquias mais atrativas ou até mesmo planos sem franquia imaginei que agora sim seria o fim da internet via rádio, mas assim como aconteceu com o 3G as operadoras estão focando apenas em internet móvel para celulares e tablet’s deixando os acessos fixos de lado.

Na minha cidade (Rio Claro/SP) a operadora que tem o melhor sinal tanto de celular quanto de 3G é a Vivo, e esta semana a mesma anunciou as datas de implementação do seu 4G e pra minha surpresa nossa cidade com mais de 200 mil habitantes só vai receber o sinal em Dezembro de 2016, ou seja, daqui a 4 anos (confira no site da vivo).

Velocidade de Navegação:

Teoricamente o 3G pode chegar até 7Mbps, já o 3G Plus (uma atualização do 3G) pode chegar há 21Mbps, já o 4G pode chegar a teóricos 100Mbps, já em testes reais da velocidade do 4G em eventos promovidos pelas operadoras a média de navegação foi de 50Mbps de download e 10Mbps de upload.

Já a internet via rádio pode na frequência 5.8Ghz também pode chegar a teóricos 100Mbps e atualmente em nossa cidade os provedores oferecem de 500Kbps à 5Mbps sem limite de download.

Qualidade de Sinal:

Diferente da internet via rádio onde a instalação é feita utilizando antenas externas para recepção do sinal, na internet 4G é utilizado apenas um modem com antena interna o que pode ocasionar problemas com o sinal, devido ao baixo nível de sinal no seu bairro, barreiras naturais, etc.

Na internet via rádio a instalação é feita após a sua residência “enchergar” sem obstáculos a torre mais próxima do provedor o que não acontece com o 4G, onde você assina o plano na loja e só vai descobrir com certeza se o sinal vai ficar bom quando chegar na sua casa.

Resumindo:

Mais uma vez quem vai ganhar a briga será a internet via rádio, os provedores de internet via rádio podem ficar tranquilos pois não haverá concorrência com o 4G, levando em consideração que as operadoras vão levar no mínimo 4 anos para chegar nas regiões onde a internet via rádio atua, isso se chegar nos bairros onde elas atuam, fora isso já vimos que a intenção será ter franquias de consumo e planos voltados para internet móvel.

Enfim, o que resta aos provedores via rádio é melhorar a qualidade do seu serviço pois à cada dia a briga entre eles por clientes é muito maior.

Até a próxima, abraço.

6 COMENTÁRIOS

  1. muito bom saber disso…. é um alívio e uma ótima oportunidade para melhorarmos nossos serviços via rádio…

  2. mano u q vc falo e vdd ja usei a via radio era ruim pra jgs online a internet 4g da sky e pior ainda cm vc disse e muita diferença no kbps com a via radio eu jogava de boa com a 4g da sky so to passando raiva !

  3. mano como vc disse ae no comentario eu achava q 4g era banda larga e talz ja tive via radio eu jogava de boa baixava musicas escutava no youtube de boa hj em dia pus a sky 4g q eles dis q e banda lar e uma merda cara cm vc disse ae a diferença entre kbps e muita mano axei q tava sendo vantagem por causa de instalação nao ser cara tomei foi preju –` esta net 4g numk se compara com via radio se eu tivesse escutado um tecnico em informatica nao entrava nesta fria

  4. Me indiquem uma boa internet para jogos ps3 e PC, moro em Fortaleza tenho 5 MB de internet 700KBPS mais pago 100$ e tô achando muito caro ajudem o que vcs acham?

  5. Olá tenho uma via rádio de 2m.75$ Vale apena trocar pela 4g da sky 119$. Aqui onde moro Sapucaia RS Não tem por cabo. Tem uma outra via rádio q me ofereceu 4m 100$. Tô na dúvida
    Valeu

    • Edinei, no caso a sky tem franquia, ou seja, quando atingir a franquia a velocidade será reduzida, normalmente em internet via rádio não tem limite mas é bom pesquisar uma empresa que ofereça qualidade e um bom suporte, boa sorte.

DEIXE UMA RESPOSTA