Vem aí: Operadoras de Telefonia Móvel Virtuais

0
1057

Salve galera,

No começo do mês tivemos a notícia que a Anatel liberou os Correios (isso mesmo, aquele que entrega cartas e encomendas) para atuar como uma operadora móvel virtual – MVNO (Mobile Virtual Network Operator), e neste semana também saiu a licença da Virgin Mobile atuar no Brasil também como uma operadora virtual, e lá em 2012 a Porto Seguro já tinha estreiado esta modalidade no Brasil.

Legal, nova concorrência no Mercado:

SQN (só que não), como o próprio nome diz elas são virtuais, ou seja, não existe estrutura física, novas antenas, infra-estrutura, cabos, etc, ou seja, elas vão funcionar em cima (literalmente) de outras operadoras, entenda caso à caso:

Porto Seguro Conecta:

Trabalha em cima da operadora TIM somente nas nas regiões: metropolitana de São Paulo (DDD 11), de Santos (DDD 13), Campinas (DDD 19) e no Rio de Janeiro e região metropolitana DDD 21.

Com planos a partir de R$ 110,00 (achei um pouco caro se comparado com outras operadoras físicas) com serviços exclusivos que não são tão exclusivos assim e não sei dizer se realmente funcionam.

Correios:

Ainda não tem parceria fechada com nenhuma operadora física, mas como eles pretendem atuar em todo o Brasil onde tem agência dos correios provavelmente será a operadora Vivo a escolhida pois é a que tem a maior cobertura e o pior serviço.

Ainda não divulgaram os planos, mas dizem que em outubro/2014 já estarão vendendo chip e planos nas agências dos correios.

Eu acho que os Correios deveriam se preocupar muito mais em melhorar seu serviço de entrega do que “invetar” novas formas de aumentar seu faturamento à custas de serviços que provavelmente não terão qualidade (já que eles não tem experiência com serviço de telefonia) vão aumentar a carga de serviço e metas de funcionários para vender estes planos e chips, enfim, vai ser uma beleza.

Virgin Mobile:

Voltada para publico jovem ela já fechou parceria e vai atuar em cima da operadora vivo, ainda não divulgaram seus planos mas vai ter que ser muito vantajoso para conseguirem uma fatia boa das outras operadoras, eu particularmente acho que escolher a Vivo foi um tiro no pé, já que é a maior do Brasil e por conta disso já anda sobrecarregada.

Operadora Virtual, isso vai funcionar?

Acho que não, imagina que as operadora físicas já não dão conta do recado com os clientes que tem, agora vão revender os serviços para outra operadora, e quem comprar os serviços desta outra operadora está mais ferrado ainda, pois por exemplo: você quer fugir da Vivo por que a qualidade é ruim e vai pra Virgin Mobile, vai ser pior por que agora você passa por duas empresas para ter o mesmo serviço ruim que já tinha na Vivo, ou seja, fica na Vivo Mesmo.

Acho válido a ideia de operadora virtual se as redes das operadoras brasileiras estivessem com folga para atender essa nova demanda, além disso elas mesmos vão perder uma parte de seus clientes, afinal o mercado tá crescendo mas vai chegar uma hora, se é que já não chegou que o crescimento vai ser linear, por que tudo mundo já tem celular e já tem um plano, aí vai ser só troca-troca entre operadoras, falhas de  portabilidade  e muitos outros problemas há vista.

Ah, não esquecendo que a Vivo já fechou parceria com a Nextel para oferecer roming nacional aos seus clientes, o que já de certa forma sobrecarrega a sua rede já carregada.

É esperar para ver, e você o que acha? vai ser cliente de alguma operadora virtual?

DEIXE UMA RESPOSTA