Sky HDTV vs Claro HDTV em 2012

0
2520

Olá pessoal,

Esta semana vou fazer um comparativo entre a SKY e a Claro, ambos no pacote HD, vamos lá…

Em outro post eu postei um vídeo que fiz na época que era cliente da claro (assista aqui), e agora que sou cliente da Sky (fazem 3 meses) vou poder fazer uma comparação entre as duas empresas, primeiro vou postar um comparativo rápido e depois vou comentar:

Quantidade de Canais HD:

Concerteza a quantidade de canais HD importa sim, quando eu era cliente da Claro eles estavam colocando canais HD todo inicio de mês, porém depois parou e faz muito tempo que não adicionam nada novo, todos os canais em HD que a Claro possui também estão na Sky, porém a Sky tem os seguintes canais a mais em HD:

  • AXN HD
  • Band News HD
  • Bio HD
  • ESPN Brasil HD (adicionado mês passado 10/2012)
  • MGM HD
  • Nickelodeon HD
  • Sony HD
  • History HD
  • 02 Sky Pay Per Viewer HD (normalmente passa futebol, não incluso no pacote acima)
  • Sexy Zone HD (não incluso no pacote acima)
  • Sky On Demand HD (conteúdos comprados a parte)

Gravação Simultânea:

Ambas as empresas oferecem o recurso de gravação simultânea, apesar de na Claro TV eles informarem que seu equipamento grava até 500 horas (100 horas a mais que a Sky) no meu uso diário percebi que a Sky tem algum método de compressão melhor e grava mais tempo que a Claro TV.

Pontos Adicionais em HD:

Esse é um requisito básico atualmente, já que a maioria das TV’s já são em LCD, Full HD, etc, não faz sentido ter só 01 ponto em HD e ficar assistindo em SD nas outras televisões da sua casa, neste quesito a SKY dá um banho e no pacote cinema HD acompanha dois pontos em HD e 01 em SD, sendo que no pacote mais completo da SKY (TOP 2013) acompanha 3 pontos adicionais em HD.

Já a Claro TV só possui pontos adicionais em SD e mesmo assim são apenas 2 pontos adicionais e no pacote acima não está incluso estes pontos, as vezes eles fazem umas promoções e “dão” os pontos gratuitamente mas no momento que consultei estava sendo cobrado a parte.

Legendas Eletrônicas:

Esse recurso é extremamente básico mas faz uma grande falta quando você quer assistir um filme com áudio em português e quer tirar a legenda, a Claro TV adicionou o recurso de legendas eletrônicas recentemente em alguns canais, porém a SKY já tem esse recurso há muitos anos e em muito mais canais, mesmo assim até na SKY alguns canais ainda não tem legenda eletrônica.

Gravação à Distância:

A falta de interatividade da Claro é algo antigo e pelo jeito não vão investir em nada novo, recursos como gravação à distância de conteúdo faziam muita falta para mim quando tinha a Claro TV, as vezes viajando ou trabalhando fora não tinha como programar algum filme ou documentário para ser gravado, eu tinha ou que programar alguns dias antes ou então ligar em casa e pedir para alguém programar para mim, detalhe: a Claro TV só mostrava o guia eletrônico dos próximos três dias, ou seja, se fosse viajar por uma semana não tinha como programar antecipadamente.

Já na Sky você consegue ver a programação de até 15 dias pelo aparelho, site ou aplicativo no celular e solicitar a gravação à distância de conteúdos, ver quais estão programados, cancelar, etc.

Aplicativo para Celular:

A Sky possui aplicativo para IOS (iphone) e Android, o que facilita muito a vida de quem deseja ver a programação, gravar programas à distância, ouvir as rádios da SKY onde estiver e ainda usar o seu celular como controle remoto (para isso seu celular e o aparelho da sky plus devem estar ligados na mesma rede).

Já a Claro TV até hoje não investiu em nenhum aplicativo e nem seu site é adaptado para celulares e smartphones.

Pay Per View e On-Demand:

Apesar de ainda terem o preço salgado filmes e conteúdos em pay per view fazem falta em uma operadora de TV, afinal nem todo mundo gosta de ir a locadora, a Sky já possui esse recurso com diversos canais de filmes para locação, a única desvantagem é que estes canais são em SD e você tem que esperar o filme começar, mas é melhor do que nada.

Já no sistema on demand a SKY oferece os filmes e conteúdos em HD, porém além de sair mais caro tem outro detalhe, ele deveria ser sob demanda, ou seja, cliquei e vou assistir, mas não é bem assim que funciona, você tem que comprar o filme e aguardar a SKY enviar o mesmo para o seu receptor hd plus e isso pode demorar até 2 dias, depois disso o filme aparece numa lista e você pode assistir o mesmo quando desejar, ou seja, só é interessante para quem não está com pressa de assistir o filme. Outra coisa que percebi é que o filme do On Demand não é em Full HD, somente em HD 720p.

A Claro TV estava testando um sistema parecido de on demand porém parece que não está funcionando muito bem, não tem filmes e poucos conteúdos.

Interatividade:

Hoje em dia o que mais apreciamos é a interatividade, e nas tv’s atuais isso é fundamental, a Sky oferece algumas interatividades como:

  • Busca de Programas onde buscamos programas pelo nome, ator, palavra chave, etc, facilita muito encontrar aquele filme.
  • Tarjeta de informações muito mais completa com detalhes do filme, hora inicio e fim, etc.
  • Guia de programação personalizado, aqui eu deixo só os meus canais favoritos, evitando assim ver a programação ou passar por outros canais que não tenho interesse.
  • Identificador de chamadas, eu não testei o recurso por não ter linha fixa, mas a ideia é legal pois ele mostra na tela quem está ligado.
  • Gravação recorrente, muito legal para gravar séries, ele grava automaticamente todos os episódios.
  • Canais de serviços, onde você ve informações de serviços, compras, boleto, fatura, etc.
  • Mosaicos de filmes, jogos, cine sky, hd e canal do cliente, bem legal para achar algo novo pra assistir.
  • Canais interativos: Clima tempo, Campeonato Espanhol, Esotérico, Formula 1, Tabelas de Futebol, Votação do Premier, Globo News, Loteria, Games, Passo à Passo e Músicas.

Já na Claro TV temos apenas a tabela do campeonato e o clima tempo se não me engano.

Conteúdo On-line:

Cansou de assistir na TV? está fora de casa? sem problemas acesse o Sky On-Line e assista a conteúdos pagos e gratuitos em qualquer lugar com internet banda larga, esse sistema é bem legal e substitui a assinatura de serviços como Netflix por exemplo, fora que você pode assistir conteúdos do HBO, ESPN e Premier FC, só está faltando o Telecine.

Já na Claro TV não tem nada do gênero e pelo jeito não vão lançar.

Concluindo:

Muitos que lerem este post vão achar que sou puxa saco da Sky, que estou ganhando dinheiro para isso (quem dera rsrs), mas sou apenas um consumidor até então satisfeito, claro que existem problemas na Sky assim como existem na embratel, de atendimento, cobrança, recursos, instalação, etc, mas comparando os recursos como um todo a SKY dá um banho na Claro.

Quanto a diferença de valor, a SKY custa mais caro, porém já vem com 3 pontos adicionais sendo 2 em HD e na claro se for colocar os dois pontos em SD vai ficar quase o mesmo preço, fora que na SKY você tem o Sky On-Line que já está incluso no pacote, enfim, na Claro TV o barato sai caro, por que falta muita coisa que você fica repondo de outros lados.

Quando for possível vou fazer um vídeo sobre a SKY.

Até a próxima,

Gilson

 

DEIXE UMA RESPOSTA